Coragem, afinal de contas, o que é Coragem e qual o poder que ela exerce em nossas vidas?

A palavra coragem vem da raiz latina cor, cordis, que significa coração (moradia da alma, inteligência, sensibilidade, sensatez, moral forte perante o perigo, bravura, firmeza de espirito para enfrentar qualquer situação emocional ou moralmente difícil).
Ela também pode ser definida como firmeza diante das dificuldades, onde envolve a capacidade de ultrapassar situações de perigo e enfrentar o medo que paralisa para o novo.
Sendo assim, ser corajoso (a) significa agir utilizando todo seu potencial e força que vem de dentro, escutando a voz do coração. Ser corajoso (a) na verdade, não é ser arrogante, prepotente ou agressivo, com as pessoas a sua volta, consigo mesmo ou com as vicissitudes que a vida coloca em nossos caminhos.
É necessário coragem para assumirmos as consequências de nossas ações, sendo elas acertos ou erros, de não devolvermos as ofensas ou julgamentos recebidos de nós mesmos ou de outros.
É necessário coragem para sentir e fazer as coisas que acreditamos serem certas para nós, ainda que o medo da rejeição, da discriminação e do julgamento alheio nos ameace.
É necessário coragem para dizer “NÃO”, a tudo que possa nos impedir de passar a vida sendo explorados ou usados, para vermos sempre o lado bom das coisas, acreditando sempre que as soluções favoráveis virão.
“Não” aceitarmos o que “Não” nos pertence, mas sim a outros como amigos, parentes, gestores e/ou colaboradores descuidados que deixam de se posicionar, agir, manifestarem-se e até mesmo de tomarem quaisquer decisões, sempre se posicionando em cima do muro.

 

O ser humano corajoso (a) sabe que viver é correr riscos, é não ter medo de enfrentar o desconhecido.

Liberta-se do passado e abre as portas para o futuro vir e entrar.

O futuro, este sim, é a semente das possibilidades, principalmente, e quando deixamos o passado para trás, e devemos, sem sombra de dúvidas, deixa-lo ir, como quando acabamos de ler um livro ou um caderno que as folhas acabam, o passado nada mais é do que fechar as portas para tudo àquilo que já foi, aconteceu, já passou.
O presente é nada mais do que um meio de transporte para o futuro, por isso precisamos aprender a vivê-lo um dia de cada vez, sempre focados, presentes, positivos e firmes em cada dia em nossos propósitos.
Lembre-se que tudo que executamos, pensamos, lembramos e sentimos no presente esta formando o caminho para nosso futuro e cada dia que vivenciamos o hoje este se tornará passado, enfim, em todos instantes de nossas vidas o presente está se tornando futuro e o passado indo embora.

A Coragem é uma virtude que todos possuem, sendo ela definida como a capacidade de deliberadamente encarar o perigo de frente, apesar do medo, e arcar com as consequências. Ela pode ser física – superar o medo de ferir-se ou de morrer, moral – suportar a perda de prestigio, amigos ou emprego em nome de manter sua integridade ética, moral e psicológica.

Coragem de encarar seus próprios demônios como também para enfrentar uma doença grave ou um hábito destrutivo.
Na verdade essa virtude é entendida como qualquer ato deliberado de enfrentar algo quando seria mais fácil ceder à complacência ou a necessidade de conforto e segurança. As quatro forças de caráter que compõem a virtude da coragem envolvem exercícios de vontade de atingir metas diante de oposições, tanto internas quanto externas, que são claramente corretivas, ou seja, são forças que neutralizam alguma dificuldade inerente à condição humana, alguma tentação à qual é preciso resistir, alguma motivação que necessita ser checada ou recanalizada, e estas forças são a: Valentia, Perseverança, Integridade e a Vitalidade.

Entenda, a Coragem é uma importante capacidade da alma, porque ela faz surgir à autoconfiança e definitivamente concretiza nossas aspirações, anseios e nos conduz a realização e concretização de nossos sonhos, metas e objetivos.

Portanto, não tenha medo de se reinventar, de se ressignificar, eu acredito piamente que desde 2020, desde o início da Pandemia Covid 19, a virtude da Coragem se fez cada vez mais presente em nossas vidas justamente com esse intuito, o de nos mostrar que podemos e devemos ser fortes e corajosos para assumirmos as rédeas de nossas vidas, aprender a dizer “Não”, praticar o auto perdão e o perdão para com o nosso próximo.
Libertarmo-nos de todas as amarras referentes ao passado, viver um dia de cada vez, o hoje, o presente, e alimentar nossa alma, nossos desejos, nossos sonhos, nossas metas de forma edificante para atingirmos o futuro com sabedoria, saindo da nossa zona de conforto, tão cômoda.

Lembrando sempre que:

“Nossa vida nada mais é que, a história que escrevemos todos os dias e para que ela seja ressignificada e bem escrita, precisamos muito da virtude da Coragem.”

 

Esperamos de coração ter podido ajudar você caro leitor de alguma forma a trabalhar mais a sua virtude da Coragem.

Se desejar saber mais sobre as virtudes e forças poderosas que podem transformar suas vidas sigam-nos em nossas redes, deixem nos comentários sobre quais outros assuntos gostariam de saber e que serão relevantes para sua jornada de evolução e aprendizado.

 

Acompanhem a nossa série de postagens sobre Forças e Virtudes.

 

Consulte-nos para obter maiores informações.

 

Forte abraço da Equipe Tera3 Consult.

Marisa Santos – Master Coach

Whatsapp
Enviar